Série Dialogando 2017 debate Trabalho Social com Famílias "Invisíveis"

Atendimento às famílias indígenas dentro das áreas urbanas; mulheres grávidas em situação de rua; e famílias em ocupações urbanas irregulares foram discutidos.

Série Dialogando 2017 debate Trabalho Social com Famílias "Invisíveis"

Nesta quarta-feira, dia 29 de março, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo discutiu sobre o trabalho social com as famílias indígenas no Estado de São Paulo. Com o tema “Trabalho Social com Famílias “Invisíveis” - Desafios para a Política de Assistência Social”, a Série Dialogando 2017 também abordou a ausência de serviços para as mulheres grávidas em situação de rua e famílias em ocupações urbanas irregulares.

O último Censo do IBGE voltado para populações indígenas, divulgado em 2010, mostrava que 41.981 indígenas moravam no Estado de São Paulo. Destes, 39.214, representando 93,4%, residiam em áreas rurais ou urbanas, e os demais, 2.767, ficavam em terras indígenas.

Diante disso, é possível perceber a importância de conhecer suas necessidades, principalmente sobre a luta em busca de habitação, para que a área da assistência social possa criar políticas públicas voltadas para essa demanda. O Estado de São Paulo conta, atualmente, com seis CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), que oferecem proteção e atendimento integral às famílias indígenas, além de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Eles atuam em Avaí, São Paulo e São Vicente. Nestes centros, cerca de 1.917 famílias e 70 crianças e adolescentes são atendidos anualmente pela Assistência Social do governo estadual.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro, os serviços precisam ser pensados e debatidos para melhorar o atendimento. “Encontros como este são fundamentais para mostrar a necessidade de tirar essas pessoas da invisibilidade e trazê-las para a assistência social”, destaca.

Participaram do encontro, o secretário Floriano Pesaro; Hamilton Harley de Carvalho Silva, doutorando do programa de pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP; Ana Carolina Cabral, do núcleo especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública do Estado de São Paulo; Ariane Goim Rios, psicóloga da Defensoria Pública do Estado de São Paulo; Alexandre Gomes, assistente social do CRAS (Centro de Referência de Assistencia Social) de Parelheiros; e a professora Dra. Abigail Torres, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social da PUC de São Paulo.

Série Dialogando

A “Série Dialogando 2017: Trabalho Social com Famílias “Invisíveis” - Desafios para a Política de Assistência Social” é uma iniciativa da Coordenadoria de Ação Social (CAS), em parceria com a Escola de Desenvolvimento Social de São Paulo (Edesp).

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social

(11) 2763-8323/8131