Governo de SP entrega Centro de Convivência do Idoso em Manduri

O espaço “CCI Antonio Marvulo” tem capacidade para acolher até 200 idosos acima de 60 anos

SEDS entrega o CCI Manduri

Nesta sexta-feira (24/03), foi inaugurado o Centro de Convivência do Idoso (CCI Antonio Marvulo) de número 245, no município de Manduri. O espaço foi instalado na Rua Maranhão, 965, Centro, com capacidade para acolher até 200 idosos. O município integra a Diretoria Regional de Assistência Social (DRADS) de Avaré, responsável pelo acompanhamento das ações sociais em 29 municípios.

O objetivo do Centro de Convivência do Idoso (CCI) é oferecer um espaço de socialização evitando o isolamento da pessoa idosa. No CCI, idosos independentes com mais de 60 anos têm a opção de despertar novas habilidades por meios das diversas atividades socioeducativas desenvolvidas no espaço.

Para a entrega do CCI, o Governo do Estado de São Paulo investiu o montante de R$ 250.000 mil reais e a contrapartida da prefeitura de R$ 24.000,00 mil reais para a manutenção e acolhimento dos idosos da região.

“A entrega de 245 Centros de Convivência dos Idosos no Estado de SP demonstra o quanto devemos investir no envelhecimento ativo, para que os idosos continuem participando da vida social com dignidade e integração”, enfatiza o secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro.

No Estado de SP já foram inaugurados 300 equipamentos para idosos. O investimento total é de R$ 140.500.000,00, com 78.000 mil atendidos.  No total em construção estão 163 CCIs e CDIs. Contam também 55 unidades Centros Dia do Idoso (CDI), específicos para idosos dependentes, que passam o dia no espaço e retornam para as suas casas no final do dia. Outros 44 estão em construção.

Juntamente com o secretário Floriano Pesaro compuseram a mesa de abertura as seguintes autoridades: o deputado estadual Ricardo Madalena; o prefeito de Manduri, Paulo Roberto Martins; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Maria Oliveira; o vice-prefeito de Manduri, Mário Nascimento; o vereador e presidente da câmara de Manduri, Rafael Pereira da Silva; a filha do homenageado, Ana Clélia Marvulo; e a diretora da DRADS Avaré, Elza Castilho.

Programa SP Amigo do Idoso

Lançado em 2012, o programa foi criado com o objetivo de executar ações efetivas e integradas para a garantia do envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e resultando em uma nova postura diante do envelhecimento.

O programa propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e a participação da população idosa do Estado. São 11 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Homenageado Antonio Marvulo

Antonio Marvulo, nasceu em 1930. De família tradicional no município, foi agricultor e produtor de café. Grande benemérito das causas sociais na cidade de Manduri. Foi casado com Nair Zanardo (falecida). Teve dois filhos, Ana Clélia e Miguel Francisco (falecido). Antônio foi vereador por três mandatos (1960 a 1972). Seu pai foi prefeito e teve dois irmãos que também foram prefeitos. Seu filho Miguel Francisco foi vereador.

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social

Fone: (11) 2763-8323/ (11) 2763-8131/ (11) 95153-0010