Portal G1 - Veja como ajudar projetos sociais com a declaração do imposto de renda

Opção precisa ser feita ao preencher a declaração. Valor que o contribuinte terá que pagar ou receber não muda

Com a estimativa de arrecadar R$ 60 milhões, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, incentiva os contribuintes a doar parte do imposto de renda para projetos sociais.

Com o tema “Imposto de Renda do Bem”, a iniciativa distribuirá 10 mil cartazes nas ruas do Estado. Para ajudar, mais de 9 milhões de paulistas poderão doar até 3% do imposto de renda devido de Pessoa Física, no ato da declaração, para o Fundo Estadual até 28 de abril, data limite estipulada pela Receita Federal para a entrega da declaração.

Há a possibilidade também de, quem estiver imposto a restituir, realizar as doações. O Valor é descontado do imposto já retido na fonte e não representa um custo a mais para o contribuinte.

Como doar

O vídeo tutorial do passo a passo para orientar o contribuinte está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uBbXrjLLmw4

Para destinar, é preciso entrar no programa onde será feita a Declaração de Imposto de Renda, no modelo completo. Vá em Doações, diretamente na Declaração ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) no ícone resumo de declaração, e selecione Fundo Estadual no Estado de São Paulo. O CNPJ do CONDECA será carregado automaticamente.

Posteriormente, informe o valor da doação, que deve estar dentro do limite de dedução, calculado automaticamente pelo programa. O programa emitirá um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), que deverá ser pago até o dia 28 de abril.

Caso o contribuinte queira escolher para qual projeto doar, é só mandar o recibo para o CONDECA, no e-mail é atendimentocondeca@condeca.sp.gov.br. Em caso de dúvidas, o telefone para contato (11) 3223-9346.

Para mais informações, é só acessar o site: http:www.condeca.sp.gov.br/

Voltar para o topo