Taboão da Serra, na Grande São Paulo, ganha restaurante Bom Prato

A 52ª unidade no Estado servirá, por dia, 1.200 refeições no almoço e 300 no café da manhã

Taboão da Serra, na Grande São Paulo, ganha restaurante Bom Prato

Nesta terça-feira, dia 2 de maio, o Governo de São Paulo inaugurou oficialmente o 52º restaurante popular Bom Prato do Estado, em Taboão da Serra, na região metropolitana. Participaram do evento o secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro; o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; e o prefeito da cidade, Fernando Fernandes Filho.

A unidade está localizada na Rua Firmino Vieira Gonçalves, número 162, em Parque São Joaquim, no mesmo complexo do Poupatempo local, para facilitar o acesso do público. O restaurante estava funcionando, em caráter experimental, desde quarta-feira passada, dia 26 de abril.

Na inauguração oficial foi servido o seguinte cardápio: salada mediterrânea, com pepino, tomate, alface e azeitona preta; arroz e feijão; frango à orange; dueto de legumes, com batata e cenoura; caqui como sobremesa; e suco de abacaxi.

O Bom Prato servirá 1.200 refeições no almoço, por R$ 1,00; e 300 no café da manhã, por R$0,50. O restaurante funcionará de segunda à sexta-feira, das 7h às 9h, no café da manhã; e a partir das 10h30 até o término da cota diária no almoço. O espaço tem 152 lugares, sendo oito com acessibilidade.

O Governo do Estado de São Paulo investiu, no total, o valor de R$ 2.017.417,19. Destes, R$ 945.667,19 foram para a implantação e R$ 1.071.750,00 para o custeio de refeições, no período de 12 meses. O investimento da Prefeitura de Taboão da Serra foi R$ 90.000,00 para a implantação e R$ 300.000,00 para custear as refeições.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro, garantir a segurança alimentar das pessoas é a prioridade do programa do governo estadual. “O Bom Prato é o maior e mais importante programa de segurança alimentar do País. Agora, a população de Taboão da Serra terá uma alimentação de qualidade, saudável e com preço acessível”.

Sobre o Bom Prato

Criado há 16 anos, a rede de restaurantes populares oferta alimentação balanceada e de qualidade (almoço e café da manhã) com foco na população de baixa renda, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

No Estado de São Paulo, o Bom Prato é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e atende diariamente mais de 84 mil refeições. Desde a inauguração em 2000, já serviu mais de 178 milhões de refeições e investiu mais de R$ 476 bilhões no programa.

A partir de agora, são 52 unidades em funcionamento, sendo 22 localizadas na Capital, nove na Grande São Paulo, seis no litoral e 15 no interior. O almoço tem custo de R$ 1,00. A alimentação é balanceada com 1.200 calorias, composta por arroz, feijão, salada, legumes, um tipo de carne, farinha de mandioca, pãozinho, suco e sobremesa (geralmente uma fruta da época).

Já o café da manhã é oferecido leite com café, achocolatado ou iogurte, pão com margarina, requeijão ou frios e uma fruta da estação. A refeição, de 400 calorias em média, custa R$ 0,50 ao usuário. Em setembro de 2011, o café da manhã foi implantado em todos os restaurantes.

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social

(11) 2763-8323/8131