Bom Prato Segunda Sem Carne apoia Dia Mundial de Combate ao Colesterol

Nesta terça-feira (08/08), a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado alerta para a importância de uma alimentação saudável

No Dia Mundial de Combate ao Colesterol (08/08), a campanha Bom Prato “Segunda Sem Carne” ressalta a necessidade de uma alimentação saudável. Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013, mostrou que 18,4 milhões de brasileiros com mais de 18 anos apresentavam colesterol alto, o que representa 12,5% da população adulta.

O aumento do colesterol está associado com aterosclerose, o acúmulo de placas de gorduras nas artérias que impede a passagem do sangue, doenças cardiovasculares, infarto e acidente vascular cerebral. O consumo excessivo de carnes, principalmente a vermelha, pode provocar o aumento do colesterol, pois há uma elevada quantidade de gordura saturada.

Desde o final de 2015, Santo Amaro, São Miguel Paulista e Lapa foram aderindo à campanha “Segunda Sem Carne”, que estimula a população a substituir uma vez por semana a carne animal por proteína vegetal. O primeiro restaurante foi o de Santo Amaro, em 14 de dezembro de 2015, que serve 2.240 almoços por dia. Depois, vieram São Miguel Paulista, em 11 de julho de 2016, com 1.600 cotas diárias de almoço; e Lapa, em 10 de outubro de 2016, também com 1.600.

O cardápio vegetariano completo tem o custo de R$ 1,00 para população, e é servido a partir das 11h, toda segunda-feira. O objetivo é orientar sobre a alimentação saudável e diminuir os impactos ambientais.

Desde o começo da campanha, foram poupadas cerca de 3 toneladas de gases do efeito estufa, o que equivale a 46 mil carros indo de São Paulo ao Rio de Janeiro. Além disso, foram economizados mais 762 milhões litros de água, suficientes para atender 19 mil pessoas em um ano; e mais de 922 toneladas de grãos, que daria para satisfazer as necessidades proteicas de 11 mil pessoas durante um ano inteiro.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, a campanha é uma oportunidade para que o público descubra novos sabores sem perda de qualidade e valores nutricionais. “É também uma forma de atendermos aos objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU ao garantimos a segurança alimentar, a boa saúde, o respeito ao meio ambiente, o incentivo ao consumo consciente e ainda ajudarmos no combate as alterações climáticas”, disse.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e as entidades gestoras das três unidades.

“Preocupado com o controle do colesterol na população, as unidades Santo Amaro, São Miguel e Lapa do Bom Prato apoiam a campanha “Segunda Sem Carne, colaborando para uma alimentação mais balanceada”, afirma Mônica Buava, gerente de campanhas da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social

Fone: (11) 2763-8323/ (11) 2763-8131

socialsaopaulo@gmail.com

 

Voltar para o topo