Secretária Célia Parnes participa do lançamento do aplicativo ‘SOS Mulher’

Ferramenta prioriza atendimento policial às vítimas com medidas protetivas; mais de 70 mil pessoas estão aptas a usar o serviço

A secretária Célia Parnes participou nesta sexta-feira (22/03), ao lado do governador João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, do lançamento de um aplicativo para que mulheres com medidas protetivas concedidas pelo Tribunal da Justiça de São Paulo (TJSP) possam pedir socorro quando estiverem em situação de risco. Chamado de SOS Mulher, a ferramenta, desenvolvida pela Polícia Militar, permite que as vítimas peçam ajuda apertando apenas um botão. A medida visa agilizar e priorizar o atendimento destas pessoas, deslocando as equipes mais próximas ao local da ocorrência.

“A mulher aperta o botão e imediatamente aciona a Polícia Militar. A viatura mais próxima é enviada rapidamente até o local de onde foi emitido o sinal por meio do celular, em georreferenciamento. É mais rápido do que o sistema 190, que já é eficiente”, disse Doria.

Para usar o aplicativo, basta que o interessado baixe a ferramenta por meio das lojas virtuais Google Play e App Store. Depois, é necessário a realização de um cadastro com os dados pessoais para que as informações possam ser checadas junto ao TJSP, que fornece as informações do banco de dados das medidas protetivas. Após a confirmação positiva da ferramenta, o serviço poderá ser utilizado.

“As viaturas que estão a 4 km podem ser acionadas. Assim que acionou, cai no despachador, que é aquele policial que já aciona diretamente a viatura”, afirmou o comandante da Polícia Militar, Marcelo Vieira Salles.

É de extrema importância que, antes de começar a usar o aplicativo, a pessoa faça um teste de acionamento para verificar se a sua medida protetiva consta na base de dados do Poder Judiciário. O botão “peça socorro” do SOS Mulher é destinado apenas às mulheres e também aos homens e crianças que possuem a restrição expedida pelo órgão. Atualmente, mais de 70 mil pessoas estão aptas a utilizar o serviço.

A secretária Célia Parnes ressaltou a preocupação que o governador tem com a questão feminina desde o começo de sua gestão. E observou que o governador Doria  tem metas bem claras para esse tema. “Muitas secretarias estão envolvidas com esse assunto, graças a sua orientação, e a Secretaria de Segurança Pública brilhou com este aplicativo usando a tecnologia que é a melhor maneira de capilarizar rapidamente esta questão”.

Ela salientou que   outras secretarias também estão muito focadas na questão feminina. “A pasta de Desenvolvimento Social tem uma grande preocupação com a questão feminina porque a gente vê que grande parte das beneficiadas nos programas de distribuição de renda são as mulheres em 90% dos casos”, falou.

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo

Fone: (11) 2763-8323 / (11) 2763-8131

socialsaopaulo@sp.gov.br

 

Voltar para o topo