SECRETÁRIA CÉLIA PARNES ENTREGA SELO AMIGO DO IDOSO PARA QUATRO MUNICÍPIOS

Objetivo da premiação é incentivar a implantação de ações que promovam o envelhecimento saudável

A secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, entregou nesta sexta-feira (29/03), o Selo Município Amigo do Idoso, que faz parte do programa São Paulo Amigo do Idoso. A cerimônia foi  realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, na capital. Participaram do evento os secretários estaduais de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Foram contemplados 4 municípios:   Juquiá, Mauá  e Pariquera- Açu receberam  o Selo Inicial. E, Guaratinguetá ganhou o Selo Intermediário.

O Selo Município Amigo do Idoso foi criado com o objetivo de estimular os municípios e entidades públicas e da sociedade civil a implantarem ações  que certificam os municípios paulistas que desenvolvam programas voltados  ao bem estar da  pessoas idosas. Para conquistar o selo é necessário cumprir metas obrigatórias, como: instituir o Conselho Municipal do Idoso; elaborar ações de promoção de saúde e prevenção de quedas para idosos; atualizar o cadastro de idosos no CadÚnico; criar o Fundo Municipal do Idoso, entre outros critérios.

Um total de 641 municípios já assinou o termo de adesão ao programa, comprometendo-se a realizar as ações previstas para os Selos Inicial, Intermediário e Pleno. Atualmente, 270 municípios paulistas têm o Selo Inicial , 6  conquistaram o Selo Intermediário e 2 possuem o Selo Pleno.

“O Selo Município Amigo do Idoso é uma iniciativa do Governo do Estado para incentivar os municípios a desenvolverem programas e ações que promovam o acolhimento, a inclusão e a melhoria na qualidade de vida das pessoas com 60 anos ou mais”, destacou a secretária Célia Parnes.

Fone: (11) 2763-8323 / (11) 2763-8131

socialsaopaulo@sp.gov.br