Governo de SP inaugura Centro de Convivência do Idoso em 4 municípios da região de Fernandópolis

As cidades serão beneficiadas com os equipamentos que possuem capacidade para acolher até 200 idosos acima de 60 anos

Nesta terça-feira, dia 02 de abril, a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, inaugurou 4 Centros de Convivência do Idoso (CCI) nos municípios de Magda, Meridiano, Vitória Brasil e Três Fronteiras, localizados na região noroeste do estado, em Fernandópolis. Cada equipamento atenderá cerca de 200 idosos independentes, a partir dos 60 anos.

O Centro de Convivência do Idoso integra o Programa São Paulo Amigo do Idoso, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. Para a construção, o Governo do Estado investiu o montante de R$ 250 mil em cada unidade, com a seguinte contrapartida das Prefeituras: Magda, no valor de R$ 5.505,84; Meridiano com R$ 29.195,00; Vitória Brasil de R$ 29.759,75; e Três Fronteiras com  R$ 22.552,36.

O objetivo é oferecer um espaço de socialização, para evitar o isolamento da pessoa idosa. No local, idosos independentes com mais de 60 anos têm a opção de despertar novas habilidades, por meios de diversas atividades socioeducativas.

Desde 2010, o Estado de São Paulo já viabilizou a construção de:

• 61 CDIs destinados aos idosos semindependentes.
  • 69 Centros de Convivência do Idoso (CCIs) que oferecem serviços para idosos autônomos (perguntar se nesses 69 incluem as entregas dos 5 CCIs)
  • Outros 210 equipamentos funcionam como espaços de convivência semelhantes aos CCIs.
  •

De acordo com a secretária Célia Parnes, a proposta do Governo de São Paulo é que todos os municípios paulistas tenham um serviço de assistência social direcionado a atender os idosos.

“O governador João Doria  me confiou uma missão da qual muito me orgulho: a de olhar por quem mais precisa, das pessoas em situação de vulnerabilidade. E não importa o porte do município, não importa a distância que esteja do Palácio dos Bandeirantes, a Secretaria de Desenvolvimento Social irá alcançar todos os cidadãos do estado. E é justamente isso que estamos fazendo hoje aqui visitando seis municípios das regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba para inaugurar novos Centros de Convivência dos Idosos do Governo de São Paulo”, disse Célia Parnes. Ela explicou que os CCI’S são locais espaçosos que oferecem socialização, oficinas e atividades recreativas para as pessoas com mais de 60 anos, e que vão fazer a diferença na melhoria da qualidade de vida desse público, que não é pequeno e só tende a crescer nos próximos anos. “Investimos R$ 1,5 milhão nestes equipamentos para os idosos que buscam novas experiências, novas amizades e por que não, novas conquistas“, destacou a secretária.

Sobre o Programa São Paulo Amigo do Idoso

Lançado em 2012, o programa tem o objetivo de executar ações efetivas e integradas para a garantia do envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social, resultando em uma nova postura diante do envelhecimento.

O programa propõe ações de várias secretárias voltadas à proteção, educação, saúde e a participação da população idosa do Estado. São 11 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de São Paulo (FUSSP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Endereços:

CCI “Doraci Leopoldino Ferreira”, em Magda: Rua José Lojúdice Filho, 370 – Jardim Soraia.

CCI  “Denise Pereira Teodoro”, em Meridiano: Av. Tadão Tobita, 1.987 – Centro.

CCI “João Batista Valério”, em Vitória Brasil: Rua Mato Grosso, 299 – Centro.

CCI “Divina Xavier Junqueira”, em Três Fronteiras: Rua Vitória Maziero Parra, 274 – Centro.

Fone: (11) 2763-8323 / (11) 2763-8131

socialsaopaulo@sp.gov.br