Governo de SP inaugura Centro de Convivência do Idoso no município de Santo Anastácio

Em 11 meses de gestão, governo Doria completa a entrega de 24 equipamentos destinados aos idosos, entre os quais 23 são novos, sendo 20 CCIs e 3 CDIs. Houve, ainda, a revitalização de um CCI na cidade Bastos

Mais um equipamento destinado ao bem-estar dos idosos foi entregue pelo Governo do Estado. Na segunda-feira (02/12), o governador João Doria e a secretária de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, inauguraram o Centro de Convivência do Idoso (CCI) "Lydia Ré Almirates", no município Santo Anastácio, região de Presidente Prudente.

O Centro de Convivência do Idoso integra o Programa SP Amigo do Idoso, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. O local tem capacidade para atender até 200 idosos independentes a partir dos 60 anos.

“Entregamos 24 centros em 11 meses de governo. Fico muito orgulhoso pelas prefeitas e prefeitos que nos ajudaram a viabilizar isso. É um número inédito porque é um governo eficiente, dedicado e que trabalha em parceria junto com as prefeituras. Quero saudar as pessoas que aqui, neste centro de convivência, vão ter a partir de agora uma área de lazer, entretenimento, cultura e trabalho. Eu tenho um enorme respeito pelas pessoas da chamada maior idade”, declarou o governador João Doria.

A finalidade dos CCIs é oferecer um espaço de socialização para evitar o isolamento da pessoa da Terceira Idade. No local, os frequentadores têm a possibilidade de despertar para novas habilidades por meios de diversas atividades socioeducativas, culturais e de lazer. A obra teve um custo total de R$ 357.085,02, sendo que R$ 250 mil foram investidos pelo Governo do Estado, e R$ R$ 107.085,02 foi a contrapartida da prefeitura de Santo Anastácio.

“O idoso merece ser tratado com carinho e respeito, sendo recebido em um ambiente bem arejado e limpo, que proporcione alegria e que ajude a cuidar da mente e do corpo. E é isso que as pessoas da Terceira Idade encontram quando começam a frequentar os nossos CCIs, onde desenvolvem diversas atividades, estimulando o envelhecimento ativo e saudável”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Célia Parnes.

Nesses equipamentos, os idosos participam de diversas atividades lúdicas e manuais como crochê, tricô, pinturas, aulas de dança, coral, tai chi chuan, jogos de mesa (xadrez, dama, dominó, baralho), entre outras. E até bailinhos para a Terceira Idade e excursões são realizadas. A programação é definida pelo coordenador de cada unidade que decide de acordo com o interesse dos frequentadores do local.

O CCI de Santo Anastácio oferece as seguintes atividades: aula de dança, capoterapia (uma nova modalidade da Educação Física onde são utilizadas técnicas da capoeira, respeitando a condição física e os limites da pessoa que está praticando esta atividade, onde os idosos fazem alongamento. E para animar a aula são tocadas cantigas de roda), onde todos participam cantando, tornando a atividade agradável e prazerosa. O horário de funcionamento será de segunda a sexta, das 7h às 16h.

Instalado na Avenida Renato César Mewes Mendes, 30 – Vila Prado – o equipamento tem 245,63m² de área construída, possui um salão de convivência, três sanitários (feminino, masculino e de acessibilidade), cozinha, despensa, área de serviço e escritório.

Sobre o Programa SP Amigo do Idoso

Lançado em 2012, o programa tem o objetivo de executar ações efetivas e integradas, fortalecendo o papel social do idoso e contribuindo para uma postura mais ativa e saudável diante do envelhecimento.

O São Paulo Amigo do Idoso propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e a participação da população idosa do Estado. São 11 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de São Paulo (FUSSP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Acompanhe também pelo site o balanço completo e os endereços dos 147 equipamentos destinados aos idosos, instalados no Estado:

Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo Fone: (11) 2763-8323 / (11) 2763-8131 socialsaopaulo@sp.gov.br