Governo de SP inaugura Centro Dia do Idoso em São João da Boa Vista

Com esta inauguração, a gestão Doria completa a entrega de 27, equipamentos destinados aos idosos, entre os quais 26 são novos, sendo 22 CCIs e 4 CDIs. Houve, ainda, a revitalização de um CCI na cidade Bastos

O vice-governador, Rodrigo Garcia e a secretária de estado de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, entregaram neste domingo (26/01), o Centro Dia do Idoso (CDI) “Orlando Fanelli–Teté”, em São João da Boa Vista, região Mogiana. O equipamento, localizado na Rua João Boaventura, 50 - Bairro Recanto das Águas, atenderá até 50 idosos (moradores da cidade) e irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

O CDI integra o Programa SP Amigo do Idoso é destinado às pessoas da Terceira Idade que estejam em situação de vulnerabilidade social, ou em situação de risco, e não podem ficar sozinhos em casa.

Esses equipamentos oferecem cuidados e atividades socioassistenciais durante o dia, enquanto os familiares estão trabalhando ou estudando, e não podem cuidar adequadamente da pessoa idosa que seja dependente, como por exemplo: aqueles que não conseguem se alimentar corretamente; que tenham dificuldade para andar e precisam de andador ou de cadeira de rodas, e não podem ficar sozinho em casa. O familiar deixa o idoso pela manhã e depois busca no final da tarde.

Com 400 m² de área construída, a obra teve um valor total de R$ 703.665,36, sendo que R$ 500 mil foram investidos pelo Governo do Estado, e R$ 203.665,36 foi a contrapartida da a Prefeitura de São João da Boa Vista.

O CDI de São João da Boa Vista tem áreas de convivência, de descanso, salas para oficinas (lazer, recreação, música, pintura), de fisioterapia, de repouso, sanitários adaptados, enfermaria, refeitório, cozinha, despensa e lavanderia. E tem ainda uma equipe composta por uma coordenadora, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta, auxiliares de enfermagem, administrativo, serventes e cozinheira.

Com esta inauguração, em 1 ano a gestão Doria conclui a entrega de 27 equipamentos destinados a idosos, sendo que 26 são novos (22 CCIs e 4 CDIs). Houve, ainda a revitalização de um CCI na cidade Bastos.

De acordo com a secretária Célia Parnes, a proposta do Governo de São Paulo é que todos os municípios paulistas tenham um serviço de assistência social direcionado a atender os idosos. “O CDI que entregamos hoje reforça nosso compromisso, meu e do governador Doria, em garantir mais qualidade de vida à população idosa do estado. Esse é olhar do nosso governador sempre preocupado em promover ações que garantam um envelhecimento mais ativo e independente”, disse.

Sobre o Programa SP Amigo do Idoso

Lançado em 2012, o programa tem o objetivo de executar ações efetivas e integradas, fortalecendo o papel social do idoso e contribuindo para uma postura mais ativa e saudável diante do envelhecimento.

O São Paulo Amigo do Idoso propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e a participação da população idosa do Estado. São 11 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de São Paulo (FUSSP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Com esta entrega do CDI de São João da Boa Vista, ao todo o Governo do Estado tem um total de 150 equipamentos para os idosos, sendo 85 CCIs e 65 CDIs. Acompanhe pelo site o balanço completo e os endereços dos equipamentos instalados no Estado:

Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo Fone: (11) 2763-8323/ (11) 2763-8131 socialsaopaulo@sp.gov.br