Em janeiro de 2020, Secretaria de Desenvolvimento Social já repassou cerca de R$ 67,3 milhões para rede assistencial de 365 cidades

Os recursos são destinados aos Fundos Municipais que executam ações de proteção às crianças, jovens, aos idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade e violência

Ao longo mês de janeiro, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social realizou 4 cerimônias de a assinatura de autorizo para as transferências de recurso do Fundo Estadual de Assistência Social. Os eventos aconteceram em Araçatuba, Bragança Paulista, São José dos Campos e Baixada Santistas, com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social, Célia Parnes.

“Uma firme parceria com os municípios e o fortalecimento da rede de proteção local são essenciais para alcançar os indivíduos, resgatar sua dignidade e seus vínculos familiares, além de ampliar sua autonomia. Somente com uma gestão humanizada, solidária e inclusiva dos governos estadual e municipal poderemos fomentar ainda mais oportunidades às nossas cidades”, afirma a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Célia Parnes.

As próximas cerimônias já estão sendo agendadas para as próximas semanas.

Os municípios aplicarão o recurso em uma rede de proteção que reúne serviços socioassistencias para atendimento às famílias, crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, em equipamentos públicos e privados.

Esses serviços incluem atendimento às pessoas em situações de vulnerabilidade social, decorrentes da falta de acesso à renda e da fragilização de vínculos bem como às famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco social, pessoas em situação de rua e violência, pessoas com deficiência, em situação de discriminação em decorrência e orientação sexual/raça/etnia, adolescentes em conflito com a lei, migrantes, entre outros.

Sobre o Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS)

O Estado é responsável pelo cofinanciamento dos serviços, ações e programas socioassistenciais, de acordo com o Sistema Único de Assistência Social. As secretarias municipais de Assistência Social definem como alocar os recursos estaduais de acordo com a realidade local, pois o repasse é realizado conforme as ações definidas no Plano Municipal de Assistência Social (PMAS).

Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo Fone: (11) 2763-8323/ (11) 2763-8131 socialsaopaulo@sp.gov.br