FAQ - BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC)

PERGUNTAS FREQUENTES

Segurança Socioeconômica

Benefício de Prestação Continuada

- O que é o BPC?

O BPC é um benefício da assistência social. O valor do BPC é de um salário mínimo, pago por mês às pessoas idosas e/ou com deficiência que não podem garantir a sua sobrevivência, por conta própria ou com o apoio da família.

- Quem pode receber o BPC?

Podem receber o BPC pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência a partir de uma avaliação médica e social. O benefício é destinado a idosos que não têm direito à previdência social e a pessoas com deficiência que não podem trabalhar e levar uma vida independente e que tenham uma renda familiar por pessoa de até um quarto do salário mínimo.

- Foi suspenso o bloqueio de pagamento do BPC Idoso?

Antes, os beneficiários do BPC possuíam data limite para cadastramento no CadÚnico. Mas, como medida emergencial, não haverá bloqueio durante 120 dias, para quem não efetuou o cadastramento.

- Aumento da Renda Per Capita?

Serão analisados, durante a pandemia do covid-19, os requerimentos de idosos e pessoas com deficiência com renda até meio salário mínimo, a partir de critérios sociais e médicos, conforme estabelece a Lei nº 13.982 de 2 de abril de 2020.

- Requerente do BPC poderá receber o Auxílio Emergencial?

Os requerentes do BPC poderão ter o benefício do BPC antecipado no valor de R$ 600,00 por três meses. Este procedimento será feito automaticamente pelo Ministério a partir dos dados informado pelo requerente, não é necessário fazer o pedido.

Outras informações no telefone 135 gratuito por telefone fixo e no site do Meu INSS.

Mais informações na nossa Central de Atendimento:

E-mail: faleconosco@desenvolvimentosocial.sp.gov.br

Tel: (11) 2763-8040 / 2763-8322 / 2763-8293

Horário de Atendimento: De Segunda a Sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 17h.

Voltar para o topo