Conseas

XI CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

As Conferências de Assistência Social são espaços de debate coletivo que devem oportunizar a participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas para os respectivos níveis de governo, às diferentes organizações da sociedade civil, que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de Assistência Social.

Neste ano estaremos realizando a XI Conferência Estadual de Assistência Social, no período de 03 a 05 de outubro de 2017. A Conferencia Estadual foi convocada pelo Decreto Estadual Nº 62.548 de 27 de abril de 2017, e terá como tema “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS".

Nesse sentido a SEDS e o CONSEAS/SP instruíram a realização das Conferências Municipais, realizando 26 Encontros Regionais de Orientação aos CMAS permitindo que uma enorme rede de atores pudesse refletir sobre a Política Pública de Assistência Social, reconhecendo as diferenças e desigualdades regionais e municipais que condicionam os padrões de cobertura do SUAS em diferentes níveis de gestão.

Para preenchimento dos Formulários das Conferências Municipais, clique aqui

__________________________________________________

O Conselho Estadual de Assistência Social - CONSEAS-SP é um órgão deliberativo vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Seds que tem as seguintes competências:

  • observar as diretrizes da Política de Atendimento fixadas na Lei Orgânica de Assistência Social n.º 8.742 de 7 de dezembro de 1.993 - LOAS;

  • promover o controle social da Política Estadual de Assistência Social com a participação da Sociedade Civil;

  • acompanhar a gestão e avaliação da Política de Assistência Social;

  • deliberar sobre a aplicação dos recursos financeiros destinados à implementação dos Programas Anuais e Plurianuais do Fundo Estadual de Assistência Social - FEAS;

  • propor, assessorar e fiscalizar ações e prestação de serviços de natureza pública e privada no campo da Assistência Social;

  • fiscalizar a qualidade dos serviços prestados pela Rede de Assistência Social;

  • apreciar e formular sugestões para a proposta da administração pública estadual responsável pela coordenação da Política Estadual.

Quem faz parte:

É formado por 24 conselheiros, sendo 12 representantes do Poder Público, indicados por Órgãos Públicos ou pelas Secretarias de Estado, mais diretamente ligadas à área de assistência social. Os outros 12 são representantes da sociedade civil, pertencentes a organismos não-governamentais. Todas as decisões do Conselho são publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo - DOE.

Orientação aos Conselhos Municipais:

O CONSEAS-SP tem a responsabilidade de subsidiar os Conselhos Municipais de Assistência Social - CMAS com a aplicação de normas fixadas pelo Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS no que se refere ao seu funcionamento e aplicação de normas federais, visando a concessão de registros e certificados de fins filantrópicos às entidades privadas prestadoras de serviços. Compete ao CONSEAS-SP ainda zelar pela efetivação do sistema Descentralizado e Participativo de Assistência Social.

Conferência Estadual:

A cada 2 anos, o CONSEAS-SP convoca, ordinária ou extraordinariamente, a Conferência Estadual de Assistência Social para avaliar o desenvolvimento da Política de Assistência Social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do sistema.

Horário de funcionamento: das 8h às 18h

Veja a apresentação do secretário Floriano Pesaro na abertura da X Conferência Estadual de Assistência Social   clique aqui 

 

Acesse o site do CONSEAS-SP: http://www.conseas-sp.sp.gov.br